terça-feira, 12 de outubro de 2010

Primeiro dia – Jope - Ressurreição de Dorcas

O primeiro dia da peregrinação da Igreja por Israel começou nesta segunda-feira, dia 11 de outubro, com uma poderosa ministração sobre ressurreição no porto de Jope, histórica entrada de imigrantes e peregrinos na região.

O local foi palco de vários acontecimentos bíblicos como as profecias de Ezequiel contra Tiro e Sidom, a partida de Jonas para Társis ao invés de Nínive e o provável local onde Elias se abrigou da fúria de Jezabel. Mas o evento mais significativo para a Igreja, segundo explicou o apóstolo Estevam Hernandes, foi a ressurreição de Dorcas pelo apóstolo Pedro.

Com base em Atos 9.36, o apóstolo explicou como Pedro veio de Lida para Jope,  a pedido dos seus discípulos para ressuscitar Dorcas, também conhecida como Tabita. ‘‘A grande ressurreição acontece com Pedro, quando ele passa a exercer a autoridade da Igreja fazendo aquilo que Jesus fazia. Nós sabemos que tantos eventos aconteceram que marcaram este lugar. Quando Pedro se deparou com o impossível, que foi o caso de Dorcas, ele não ficou paralisado, pois Jesus é a ressurreição e a vida. Ali, com aquele ato, Pedro exerceu a primícia da ressurreição’’, afirmou o apóstolo. ‘‘O diabo trabalha matando o futuro, mas temos o poder de ressurreição nas nossas vidas.’’

O apóstolo também explicou que foi ali que Pedro se encontrou com os dois homens enviados pelo centurião Cornélio. Pedro estava hospedado na casa do curtidor de couro Simão, que ainda existe no local até hoje (Atos 10.5). Foi lá que o apóstolo teve a visão dos animais imundos, relatadas em Atos 10. Ele entendeu a partir daquela visão, que nada daquilo que Deus santifica pode ser considerado amaldiçoado. Pedro partiu para encontrar Cornélio e levou então a salvação até aqueles gentios.

‘‘Pedro estava no eirado, em cima da casa, o Senhor deu a visão dos animais proibidos. Todos os apóstolos eram judeus tradicionais, eles imaginavam que o Espírito Santo era só para os judeus. Mas Pedro partiu daqui para o encontro de Cornélio e, com isso, a expansão do evangelho chegaria aos confins da terra’’, disse ele. ‘‘Ele iniciou aqui o envio apostólico de resgate dos gentios, que nos alcançou e que alcança pessoas do mundo inteiro’’, afirmou.

A bispa Sonia Hernandes também falou um pouco no local, afirmando que a ressurreição é a marca daquela região. ‘‘Aqui também uma viúva da região de se encontrou com Elias e se hospedou na casa dela. Recebeu pela ressurreição os seus filhos... O poder de ressurreição é aquele que vence a morte em todas as áreas da nossa vida!’’

Depois da ministração, todos oraram no local enviando um palavra de ressurreição sobre suas vidas e suas famílias no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário