quarta-feira, 16 de novembro de 2011

2º dia - Nascente do Jordão, Cidade de Jesus e mar da Galiléia

O segundo dia da Caravana Apostólica 2011 em Israel começou com a visita a uma das nascentes do rio Jordão, local onde Jesus levou os discípulos para declarar a vitória completa da Igreja sobre principados e potestades, como está em Mateus 16.18.

Lá, o apóstolo Estevam Hernandes explicou que naquele local, Banias, havia um templo ao deus grego Pan. “Este principado era idolatrado aqui e recebia sacrifícios humanos. Este é o deus que gera o pânico, o medo. Mas neste local ficou estabelecida a autoridade apostólica que quebra toda esta malignidade”, afirmou.

Ele afirmou que Jesus não escolheu aquele local aleatoriamente para fazer aquela declaração de autoridade aos discípulos. “Neste local, o Senhor quebrou todo o medo imposto pelo diabo e declarou a soberania e autoridade da Igreja sobre as obras do inferno”, disse ele.

“Somos frutos da quebra deste domínio, por isso queremos declarar o poder e autoridade de Jesus. Esta identidade de Cristo está em nós e a autoridade dele está em nossas vidas. Não deixe que o diabo coloque medo na sua vida, pois o amor quebra todo o medo! Nós andamos na liberdade de Jesus!”.

A bispa Sonia Hernandes explicou que, como diz o Salmo 133, aquele local também representa as águas purificadoras, simbolizadas pela água que nasce no topo daquele monte, o Monte Hermon, e desce para formar o Jordão. “A pessoa que está enfraquecida em Deus tem medo. Falta a água da vida. Mas aquele que recebe da água viva, que é Jesus, nunca morre nem teme, pois o Senhor é com ele”, disse a bispa.

Monte das Bem Aventuranças

A segunda parada do dia aconteceu no Monte das Bem Aventuranças, local onde Jesus proferiu o famoso sermão que está em Mateus 5.1-8. No alto do monte, o apóstolo Estevam e a bispa Sonia leram as bem aventuranças e pediram para que o povo repetisse aquelas palavras.

“Esta palavra é muito profunda, pois nos fala de coisas fundamentais para nossa vida espiritual. Jesus nos diz, por exemplo, que temos que ser humildes de espírito. Isso significa ter um coração aberto para entender os propósitos e o tempo de Deus. Tudo que acontecer na sua vida está debaixo do comando do Senhor”, ministrou a bispa.

"Quando você se humilha, Deus te dá graça e te ajuda a cumprir seu propósito na Terra”, afirmou. “Este texto também diz que o que chora será consolado, que quem tem fome de justiça verá o poder do Senhor se manifestar na terra e que os perseguidos terão acesso ao reino dos céus, entre muitas outras bênçãos”, disse a bispa.

Em seguida, todos oraram declarando aquelas bênçãos em todas as áreas de suas vidas.

Multiplicação de pães e peixes

A próxima etapa da Caravana Apostólica foi a beira do mar da Galiléia, numa região próxima de onde Jesus fez o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, que está em Mateus 14. “Multidões vinham de todas as partes da Galiléia para conhecer Jesus. E Ele, olhando aquele povo faminto, quis atender às suas necessidades”, disse o apóstolo.

Ele explicou que existem três pontos importantes a serem destacados neste milagre. Em primeiro lugar, afirmou, os discípulos não sabiam o que fazer para alimentar aquele povo, pois não tinham dinheiro. “Esta é a primeira grande objeção que fazemos a tudo! Não podemos porque não temos dinheiro!”, disse ele.

Em segundo lugar, mesmo que tivessem dinheiro, não haveria onde comprar tanto pão e peixe para alimentar aquela multidão. “Muitas vezes, nossos problemas não podem ser solucionados com dinheiro ou com qualquer outra atitude humana. A solução tem que partir das mãos de Deus.”
Em terceiro lugar, o apóstolo destacou que a multiplicação acontece quando entregamos nosso melhor ao Senhor. “Quando isso acontece, Ele opera o milagre da multiplicação em nossas vidas. Nós somos famintos por milagres, mas só Jesus pode saciar nossa fome.”

Depois disso, ele disse levou o povo a orar e pediu que todos entregassem, de coração, o que possuem de mais precioso ao Senhor. Todos então tiveram um momento de oração, quando a unção do Senhor foi derramada de forma especial.

A cidade de Jesus e o mar da Galiléia

Em seguida, o grupo seguiu para Cafarnaum, cidade onde Jesus passou uma parte de sua vida. Naquele local ele pregava, curava e dava testemunho do plano de Deus. “Ele também frequentava a sinagoga, ensinava e confrontava os fariseus”, disse o apóstolo.

Entre as curas realizadas, ele citou a do paralítico (descido sobre o teto da casa em que ele estava hospedado) e a da sogra de Pedro. “Aquela mulher tinha uma febre que não se curava, mas Jesus tirou aquela febre e a substituiu pelo fogo do Espírito!”.

O dia terminou de maneira muito especial num passeio de barco pelo mar da Galiléia. Durante o percurso, o apóstolo Estevam ministrou sobre a passagem em que Jesus andou sobre as águas. “Pedro teve fé para sair do barco, pois estava olhando para Jesus. Quando parou de olhar, começou a afundar. Mas o braço forte do Senhor o socorreu, assim como está sempre pronto a nos socorrer em todas as situações”, disse ele.

“Vamos viver o milagre de andar sobre as águas a despeito de todas as dificuldades que se apresentam. O importante é que a travessia acaba e você chega do outro lado. E nós sempre vamos Jesus do outro lado, em nome de Jesus!”, disse ele.

Logo em seguida, o cantor Thales Roberto tomou conta do louvor, levando às pessoas a um momento muito especial de adoração. Foram vários sucessos cantados em conjunto ao longo da travessia que fizeram com que muitos se emocionassem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário