sexta-feira, 18 de novembro de 2011

4º dia - Chegamos a Berseba!

A Caravana Apostólica 2011 começou o quarto dia de peregrinação pela Terra Santa em Berseba, cidade que foi cenário de importantes passagens da vida de Abraão, Isaque e Jacó. Na manhã desta sexta-feira (18.11), o grupo visitou as escavações arqueológicas da cidade, com  registros históricos de mais de 4.000 anos de idade. 
“Abraão passou por aqui e se estabeleceu. Esta era uma terra de filisteus, em meio a um árido deserto, mas Deus mostrou a ele como poderia possuir a terra e prosperar neste lugar”, explicou o apóstolo Estevam Hernandes após ler Gênesis 20. “Abraão estava peregrinando e procurando um lugar para estabelecer sua família.” Ao chegar neste local, mentiu a Abimeleque, afirmando que Sara era sua irmã, mas mesmo no seu erro, Deus o perdoou e honrou, disse ele

“Houve uma interferência de Deus. Do erro, da maldição, Ele gerou a bênção e a transformação. Abimeleque havia tomado Sara como esposa, mas quando soube que ela era mulher de Abraão a devolveu e ainda ofereceu a ele animais e tudo o que precisava para se estabelecer. Aqui, então, Abraão iniciou uma trajetória de conquistas”, afirmou. 

Ainda neste local, continuou o apóstolo, Abraão encontrou água e recebeu a visitação do anjo que anunciou o nascimento de Isaque. “Isaquel nasceu e recebeu a bênção do Senhor. Tudo o que o mundo pode oferecer é de Satanás. Mas, como Abimeleque teve que reconhecer o poder de Deus na vida de Abraão, o mundo vai reconhecer esta unção sobre as nossas vidas! Nós temos esta marca sobre nossas cabeças: a bênção da prosperidade de Abraão está sobre nós!”.

Desta terra, explicou, Abraão subiu até o Monte Moriá, em Jerusalém, andando três dias e três noites para levar Isaque para ser sacrificado.

“O Senhor é fiel e Isaque, que era a promessa, não teve que morrer. Abraão deixou um legado tremendo para Isaque, que cresceu e foi abençoado em Berseba. Ele plantava e colhia a 100 por 1. Os filisteus tentaram destruir Isaque, entulhando seus poços, mas ele não desistiu e foi muito próspero! 
Esta é a terra que o Senhor escolheu para se apresentar ao homem. Tome posse destas bênçãos da prosperidade e saia daqui para viver um novo tempo”, concluiu o apóstolo. 


Belém – visitação no campo dos pastores 

Saindo de Berseba, a caravana seguiu em direção norte, para a cidade de Belém, local do nascimento de Jesus. Atualmente, a cidade faz parte da autoridade palestina, e é ocupada totalmente por palestinos, em sua maioria cristãos, e também por muçulmanos.

Em Belém, após o almoço num típico restaurante árabe, o grupo se reuniu no campo dos pastores, onde a bispa Sonia ministrou sobre as inúmeras passagens que citam Belém na Bíblia, incluindo, é claro, a da anunciação do nascimento de Jesus aos pastores pelo anjo e do nascimento do Salvador.

A bispa explicou que esta região é repleta de grutas, cavernas que servem de abrigo para homens e animais no inverno e no verão, pois aquecem no tempo frio e são frescas no verão. “Deus faz a natureza cooperar a favor dos seus filhos”, disse a bispa. “Provavelmente, foi em umas destas grutas que Jesus nasceu”, acrescentou.

Ela lembrou outras passagens, como a de Jacó, que cruzou aquela região com as esposas após deixar o sogro Labão, e também comentou que foi neste local que Raquel, esposa dele, teve seu segundo filho e morreu. A bispa Sonia lembrou ainda da história de Rute, que seguiu a sogra Noemi até aquela região, onde encontrou cura e resgate para sua vida.

“Você pode viver ressurreição em todas as áreas da sua vida! O Espírito Santo vai te mostrar e retirar todas as marcas de morte da sua vida!”, disse a bispa Sonia.

Ela lembrou ainda que Rute se casou com Boaz, bisavô de Davi. “Davi também era um pastor e foi criado nesta região. Ele foi o primeiro pastor a ser visitado por Deus em Belém, o Senhor o escolheu, o tirou deste local simples para transformá-lo no maior rei da história de Israel”, disse ela.

Anos mais tarde, continuou a bispa, da descendência de Davi viria Jesus, que nasceria em Belém para o cumprimento da profecia de Miquéias 5.2. Depois, leu o trecho de Lucas 2.8-18, que fala do anúncio feito aos pastores. “Jesus nasceu e recebeu a visita de anjos e reis, pois Ele é o bom pastor e o Rei dos Reis!”, disse a bispa.

O dia terminou no Mercado Árabe, em Jerusalém. Tempo para conhecer um pouco mais da parte mais antiga e histórica da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário