sábado, 19 de novembro de 2011

5o dia: Tanque de Betesda, Jardim do túmulo e cenáculo

Tanque de Betesda: cura das enfermidades 

O quinto dia de visita da Caravana Apostólica Renascer 2011 em Israel teve momento muitos especiais neste sábado, 19 de novembro. O dia começou no Tanque de Betesda, onde o apóstolo Estevam Hernandes ministrou sobre a passagem que está em João 5.

“Este era o local em que uma multidão de pessoas enfermas vinha esperando uma cura milagrosa, mas apenas uma pessoa, uma vez por ano, podia descer às águas do tanque e ser curada. Havia aqui um homem que aguardava sua cura há 38 anos. Num sábado, a vida daquele homem foi transformada após um encontro com Jesus!”, disse o apóstolo Estevam.

Ao contrário dos outros, aquele paralítico não teve que entrar nas águas para ser curado, mas apenas ouviu uma Palavra do Senhor: “levanta, pega seu leito e anda”, explicou o apóstolo. “Imediatamente ele recebeu o poder de Jesus e foi curado. A partir de Jesus, o milagre não aconteceria mais uma vez por ano apenas, mas todas as vezes que clamamos o seu nome, nós somos a igreja dos primogênitos e Jesus ouve o nosso clamor!”, disse ele.

Para alcançar a cura, no entanto, precisamos subir cinco degraus: o da força, o da fé (Deus é o Deus dos impossíveis), o da esperança (que vai além da fé), da ação (agir, falar, crer e profetizar) e o da vitória, completou.

Em seguida, todos oraram e profetizaram sua cura naquele local. De lá, o grupo seguiu a pé pelas ruas de Jerusalém, passando em meio ao mercado árabe e fazendo o trajeto que teria sido feito por Jesus até o Gólgota, onde foi crucificado.

Celebração da ceia no Jardim do Túmulo


O Jardim do Túmulo, local próximo ao Gólgota (Monte Caveira), onde Jesus foi crucificado foi a próxima parada. Lá foi encontrado um túmulo vazio, datado da época de Jesus, onde provavelmente o corpo dele foi sepultado. Este seria o túmulo cedido por José de Arimatéia para receber o corpo do Senhor. Hoje o local é aberto à visitação e tem uma placa na sua entrada dizendo: “Ele não está aqui, pois Ele ressuscitou!”.

“Assim como Ele, todos nós ressuscitaremos para a vida eterna, como está em Romanos 8.11. Por isso, seja um instrumento de Deus para levar a ressurreição para todas as pessoas”, disse o apóstolo Estevam.

Em um momento de muita adoração e louvor, o grupo tomou a ceia no local e louvou com o cantor Thales Roberto. Além disso, o apóstolo Estevam consagrou as alianças de todos os casais que estavam presentes e desejaram renovar seus votos.


Jerusalém: cidade da paz

Depois de visitar o Jardim do túmulo, o grupo seguiu para o Monte das Oliveiras na companhia no bispo Betão. Ele explicou um pouco sobre a história de Jerusalém, afirmando que seu nome significa “cidade da paz”.

No entanto, apesar do nome, Jerusalém é uma cidade que viveu pouquíssimos dias de paz. “Mas Jesus venceu a separação e trouxe a paz, por isso, nós somos esta herança de paz que tem que ser levada a toda humanidade e obviamente também a Jerusalém”, afirmou o bispo.

Ele explicou que a primeira vez que a cidade foi citada na Bíblia foi na época de Abraão, depois falou do período do rei Davi, cerca de 1.000 anos antes de Cristo, da posterior queda de Judá, da reconstrução do templo no período de Esdras, após o cativeiro babilônico, e das sucessivas invasões e ocupações que aconteceram na região até nossos dias. “Este local, que tem a marca da herança da paz, é marcado por guerras”, disse ele.

Cai fogo do céu!

O grupo percorreu a pé as ruas de Jerusalém, passando pelas escavações do muro de Neemias e chegando ao cenáculo e ao túmulo de Davi. No cenáculo, o apóstolo Estevam e a bispa Sonia Hernandes conduziram o povo num momento de adoração ao Senhor.

O cenáculo foi o local em que Jesus reuniu seus discípulos para realizar a última ceia com eles antes de sua crucificação, e também foi palco da descida do Espírito Santo sobre os discípulos em Atos 2.

“Os discípulos se viram sem Jesus após sua morte e só o Espírito Santo poderia consolá-los. Eles foram então batizados com o fogo do Espírito, receberam o envio de Deus e saíram pelo mundo evangelizando e ganhando vidas! Da mesma forma, saia daqui hoje para viver este envio, debaixo deste fogo santo do Senhor”, disse a bispa Sonia.

Depois da breve ministração, todos tiveram um momento de louvor, embalados pelo cantor Thales Roberto. Muitos se emocionaram, dobraram seus joelhos e oraram, se entregando completamente ao “vento do Espírito”.

O dia terminou no Muro das Lamentações, trecho do muro que restou do que era o templo de Salomão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário